quarta-feira, 13 de junho de 2007

O envolvimento Português num contexto mundial




Sabia que o maior centro mundial de tratamento de plantas de café (CIFC), está localizado no nosso País, mais precisamente em Oeiras e foi criado em 1955.A este centro acorrem todos os tipos de plantas cafeeiras dos quatro cantos do mundo, para que aí sejam tratadas e descobertas novas formas de tratamento a fungos. As razões para que o CIFC fosse estabelecido em portugal foi o facto de o Prof. Branquinho de de Oliveira ter iniciado uma investigação pioneira sobre a "ferrugem do café",e também por Portugal não ser um país produtor de café, o que permitiria a introdução de amostras infectadas pelo patógeno, sem que pusesse em risco a agricultura portuguesa.

Em meados do Século passado, as plantações mundiais sofreram uma grande ameaça que quase comprometia a produção mundial de café, mas graças aos esforços desenvolvidos pelos técnicos Portugueses, conseguiram tratar um fungo mais conhecido por "ferrugem" do café, proporcionando novamente o desenvolvimento vegetativo da planta.

Todo este trabalho foi liderado por um investigador e fitopatologista engenheiro agrónomo, Branquinho de Oliveira (1904 - 1983), um ilustre português, que se dedicou ao estudo das doenças das plantas, foi o criador do CIFC (Centro de investigação das ferrugens do cafeeiro) e chefe do Departamento de Fitopatologia da Estação Agronómica Nacional

1 comentário:

João Morais disse...

Bom, só tenho a dizer bem deste novo espaço, pelas condições pelo espaço e pelo atendimento.Parabens!
Joao Morais

Powered By Blogger

A sua loja de Cafés Gourmet

A sua loja de Cafés Gourmet
Google
free adscontador de visitasannonces gratuitesclassifiedscontador gratisfree classifieds